Empowerment constitui um termo de difícil tradução para nós. Alguns o traduzem como empoderamento, outros como aumento da autonomia.
O termo original do inglês possui um caráter multifacetário, propondo o sentido de “aumento de poder e autonomia pessoal e coletiva de indivíduos e grupos sociais nas relações inter-pessoais e institucionais, principalmente daqueles submetidos a relações de opressão, discriminação e dominação social.
O conceito de empowerment pode definir-se como o processo graças ao qual se reconhece em alguém o poder de desenvolver-se a partir de seus próprios recursos e situações, para conseguir ser o autor de toda ação de mudança pessoal e social. É um processo do qual se deseja aumentar a liberdade de escolher, de agir, de tomar decisões, especialmente todas as que afetam a vida. Para chegar a isso, é preciso liberar o poder interno de cada pessoa, ou seja, liberar o conhecimento, a experiência, as motivações, os recursos que cada um possui em si mesmo. Isto implica dar poder a todos os que participam do processo de desenvolvimento.
O processo de empowerment é uma ferramenta de formação e de trabalho que pode convir à relação pessoal entre as pessoas voluntárias que trabalham num dado projeto e os destinatários. O empowerment permite reequilibrar o poder na relação com o outro.
(Eduardo Mourão vasconcelos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário