Quando a realidade parece ficção é hora de fazer documentário!

Princípios da Doutrina Social da Igreja


1. A vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana. O critério de justiça de toda a política está no grau com que ela protege a vida humana, favorece a dignidade humana e respeita os direitos humanos. Este princípio é o fundamento da doutrina da Igreja com respeito à guerra, à paz e à vida social.

2. A opção preferencial pelos Pobres. Na Doutrina Social da Igreja, os Pobres e os fracos têm o primeiro direito de reivindicação perante a nossa consciência e as nossas práticas. Embora a linguagem seja nova - proveniente da América Latina - ela foi absorvida pela Igreja na sua totalidade enquanto expressão moderna do capítulo 25 de São Mateus, ou seja, nós seremos julgados em termos da resposta que tivermos dado "ao menor entre estes".

3. Solidariedade: este é um princípio definidor da formação dum mundo novo. É uma expressão moral de interdependência, um aviso de que somos uma só família, sejam quais forem as diferenças de raça, nacionalidade ou poder econômico. Os povos das terras mais distantes não são inimigos ou intrusos; os Pobres não são um fardo - são irmãs e irmãos, agraciados com vida e dignidade - pessoas que somos chamados a proteger. (Do livro: Serviço de Assessoria)

Nenhum comentário: