Trata-se da Espiritualidade para Leigos e Leigas da Família Vicentina
Resenha:
Assim está escrito na apresentação escrita pelo próprio autor, Robert Maloney: "Você gostaria de viver mais profundamen-te como um membro leigo da Família Vicentina? Então, leia este pequeno livro. Ele não é um estudo para dar luz a temas desconhecidos, nem uma novela, para mexer com suas emoções. Muito mais, ele é uma espécie de Regra para a vida diária, baseada nas Escrituras. Eu espero que ele possa ajudar você a amar a Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua mente e com todas as suas forças; e a amar o próximo como a você mesmo. Como Jesus diz claramente, isto é o que significa ter uma vida cristã. Regras de Vida têm um lugar importante na tradição Católica, particularmente na história das comunidades religiosas. A Regra de São Bento inspirou a vida de inúmeros homens e mulheres por quinze séculos. Outras Regras, como as de São Francisco, Santo Inácio de Loyola e São Vicente de Paulo, guiaram as ações quotidianas de milhares de sacerdores, irmãos e irmãs ao longo do último milênio. Regras modernas, como a Regra de Taizé e a linda Regra para Um Irmão Novo, atraíram a imaginação de muitos.
No entanto, diferente destas, a Regra que eu proponho a você é focada em mullheres e homens leigos que fazem parte da nossa Família Vicentina e aqueles para os quais o amor a Deus e ao próximo é expressa não em um mosteiro ou em uma comunidade religiosa, mas em casa ou no ambiente de trabalho. Convido você a adotar esta Regra tanto individualmente quanto com outros: seu esposo ou esposa, sua família, um grupo de amigos, os membros de sua paróquia, ou seus companheiros no ramo da Família Vicentina a que você pertence.
Uma Regra é fruto da experiência. Ela expressa a sabedoria daqueles que vieram antes de nós. Ela não é um documento abstrato, propagando uma teoria sobre como viver bem. Muito mais, ela mapeia um caminho para a santidade que muitos já traçaram. Uma Regra se destina a ensinar caminhos bem testados para o amor. Ao longo de sua leitura desta Regra, pense nas pessoas maravilhosas que caminharam antes de nós em nossa Família: Vicente de Paulo, Luisa de Marillac, Rosalie Rendu, Frederico Ozanam, Catarina Labouré, Justino de Jacobis, os mártires da França, da Espanha e da China, além de tantos outros".
Nenhum comentário:
Postar um comentário