Quando a realidade parece ficção é hora de fazer documentário!

Comissão Internacional da Família Vicentina para promover Mudança Sistêmica



Comissão Internacional da Família Vicentina para promover Mudança Sistêmica




Links
Da direita para esquerda: Tereza Kotturan; Jim Claffey; Juan Pablo Jácome; Tereza Mueda; 
Giuseppe Turati; Rose de Lima Ramanankavana e Mizael Donizetti Poggioli
Esta Comissão tem por missão impulsionar os distintos projetos que a Família Vicentina tem com foco na Mudança Sistêmica. É importante destacar os conceitos básicos na primeira publicação desta Comissão em seu livro: Sementes de Esperança - Histórias de Mudança Sistêmica. Ali está bem explicado o que vem a ser Mudança Sistêmica: “Em sua essência um sistema é um todo, um composto unificado de coisas que funcionam juntas. O sistema funciona através da interação de suas partes, e de fato é maior que a soma de suas partes. Ao interagir com as partes, influenciam umas nas outras continuamente, para o bem ou para o mal.

Por exemplo: os físicos e os astrônomos olham o universo como um sistema. Se uma estrela explode todas as coisas no universo sentem o efeito desta explosão. A ciência médica olha o corpo como um sistema. Um rim enfermo afeta o sangue, e o sangue enfermo afeta os demais órgãos. Se rompe o tendão, sentirei dor e a dor afetará o meu estar em geral, inclusive o meu caráter. Isto afetará o trato com os demais. O tendão rompido afetará também de maneira negativa o meu modo de andar. Como consequência, a coxa e a coluna começarão a incomodar também. Com um tendão rompido e coluna que dói pode ser que sinta também dor de cabeça ou mal humor. Tudo isto afetará meu modo de trabalhar e a maneira de me relacionar com os outros.

A sociedade é um sistema. Se os elementos que influenciam na vida da gente dentro do sistema (a família, o trabalho, a alimentação, o cuidado com a saúde, a educação, os valores morais, etc...) funcionam de modo positivo, a condição de vida melhora. Se falha um ou vários destes elementos, o sistema inteiro começa a entrar em pane. Um exemplo de como funciona a Mudança Sistêmica: Todos vivemos no interior de um sistema econômico cujos elementos interagem uns com os outros. Se o sistema funciona bem, favorece o desenvolvimento da pessoa. Se não funciona bem, impede o crescimento e acelera a deterioração. Se, por exemplo, não tenho um trabalho, não ganho dinheiro. Se não ganho dinheiro, não posso comprar comida para minha família. Se meu filho não tem comida suficiente, sofrerá de desnutrição. Se sofre de desnutrição, não estudará bem. Se não estuda bem, não receberá o diploma escolar. Se não recebe o diploma escolar, talvez não consiga um trabalho. Se não consegue trabalho, não ganhará dinheiro. E deste modo o círculo começa novamente.

Critérios para projetos de Mudança Sistêmica: 
1. Impacto Social de longo alcance. Esta é a característica principal da Mudança Sistêmica, ou seja, o projeto ajuda a mudar a dinâmica da situação daqueles que tenta beneficiar. 
2. Sustentabilidade. O projeto ajuda a criar estruturas sociais necessárias para uma mudança permanente na vida dos Pobres, tais como emprego, educação, moradia, acesso a água potável e comida suficiente e a participação na liderança local.
3. Extensão. Em concreto, este aspecto significa que o projeto se estendeu de fato além do seu contexto inicial e foi colocado em prática com êxito em outros contextos no lugar onde começou, seja através das mesmas pessoas que o iniciaram ou por outros que assumiram os elementos do projeto original. 
4. Repetitividade. O projeto pode ser adaptado para resolver problemas semelhantes em outros lugares. A filosofia ou a espiritualidade que serve de base ao projeto, as estratégias empregadas e as técnicas que se utilizam podem ser aplicadas em circunstâncias diversas. 
5. Inovação. O projeto produziu uma mudança social significativa, transformando práticas tradicionais. A transformação se deu através do desenvolvimento de uma ideia capaz de mudar as formas sociais anteriores e sua colocação na prática. 

Quando falamos de Mudança Sistêmica, existe uma distinção fundamental que é importante de se levar em conta. A assistência imediata aos Pobres e a Mudança Sistêmica não são opções exclusivas que tenham que ser levadas em conta ou não. Ou seja, tanto uma quanto a outra são opções imperativas. Isto quer dizer que existem ocasiões em que devemos dar assistência imediata aos Pobres. Quando alguém que está morrendo de fome nos pede ajuda, obviamente não podemos dizer a ele: “Sinto muito amigo, não posso lhe dar de comer. Estou interessado somente em projetos de Mudança Sistêmica". É claro que quando existem necessidades urgentes como a fome ou desastres naturais, devemos ajudar os que estão vivendo nestas condições. Porém, isto não é suficiente. Também devemos procurar discernir as causas de sua pobreza e encontrar soluções à longo prazo. Por isso, a assistência imediata e a mudança de estruturas são diferentes, porém vinculadas e imperativas. Você está convidado a ler o livro "SEMENTES DE ESPERANÇA: HISTÓRIAS DE MUDANÇA SISTÊMICA.

Nenhum comentário: