Quando a realidade parece ficção é hora de fazer documentário!

Frederico Ozanam

Frederico Ozanam nasceu no dia 23 de abril de 1813, em Milão (na época anexada ao território da França).
Em Paris, fez seus estudos, conviveu com o fervilhante ambiente cultural e político de seu tempo. Com diversos colegas, organizou círculos de estudos, buscando aprofundar sua fé e discutir temas da atualidade.
Em 1833, com vários companheiros, fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo. Doutor em Direito e em Letras, lecionou na Sorbonne, escreveu diversos livros e artigos com temas de grande atualidade religiosa, social e política.
Em 1844, casou-se com Amélia Soulacroix, com quem teve uma filha, Maria. Dotado de grande inteligência e sensibilidade para com os desafios da época, participou intensamente do momento político, exerceu grande apostolado no meio universitário junto aos jovens e intelectuais, defendeu a fé diante das idéias liberais, cultivou um grande amor aos Pobres, defendeu ardorosamente os direitos dos trabalhadores explorados.
Iluminado pela fé e com firme opção pelos Pobres, defendeu a construção de um sistema político democrata e republicano, alicerçado no amor aos Pobres e na Justiça Social. Faleceu em Marselha, no dia 8 de setembro de 1853.
Foi beatificado em 22 de agosto de 1997. Celebração litúrgica: 8 de setembro.