Quando a realidade parece ficção é hora de fazer documentário!

Ana Elisabeth Bayley Seton

Ana Elisabeth Seton nasceu em Nova Iorque, a 28 de agosto de 1774, e recebeu toda a sua educação na Igreja Episcopaliana.
A 25 de janeiro de 1794, casou-se com Willian Seton, do qual teve cinco filhos. Quando morreu seu esposo, a 27 de dezembro de 1803, encontrou-se diante de múltiplas dificuldades provenientes de sua família e de seus amigos.
No dia 4 de março de 1805, foi recebida na Igreja Católica. Levando ao mesmo tempo uma vida espiritual intensa e cuidando constantemente da educação de seus filhos, prosseguiu no desejo de dedicar-se totalmente às obras de caridade e de educação, para as quais fundou, em 1809, na Diocese de Baltimore, o Instituto das Irmãs de Caridade, sob o patrocínio de São José, destinado à educação das jovens.
Desejava ardentemente que suas Irmãs se tornassem Filhas da Caridade; conseguiu de Paris as Constituições das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo para as suas Irmãs (em 1850, sua Congregação se uniu à Companhia das Filhas da Caridade).
Em 1812, transferiu sua comunidade para Emmistsburg, onde morreu no dia 4 de janeiro de 1821. Foi proclamada Bem-Aventurada no dia 17 de março de 1963, pelo Papa João XXIII. Foi canonizada pelo Papa Paulo VI, a 14 de setembro de 1975. Celebração litúrgica: dia 4 de janeiro.

Nenhum comentário: