Quando a realidade parece ficção é hora de fazer documentário!

Hélder Câmara

Dom Hélder Câmara nasceu em Fortaleza no dia 7 de fevereiro de 1909 e faleceu em Recife no dia 28 de agosto de 1999.
Foi um
bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, grande defensor dos Direitos Humanos durante o regime militar brasileiro e integralista.
Pregava uma igreja simples voltada para os Pobres e a
não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Cearense, Dom Hélder foi Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Arcebispo de Olinda e Recife.
Ex-aluno da Congregação da Missão no Seminário Diocesano de Fortaleza, era grande devoto de São Vicente de Paulo. Afiliado à Família Vicente, foi seguramente um dos maiores profetas dos tempos atuais.
A partir da corajosa e evangélica opção pelos Pobres, trabalhou intensamente na defesa dos oprimidos e marginalizados, na defesa dos direitos humanos e na resistência às ditaduras militares. Vivia pobremente e sempre muito próximo dos Pobres e de suas lutas.
Empreendeu diversas iniciativas significativas em favor dos Pobres; no Brasil e no mundo, apesar da censura a ele imposta pelo regime militar, denunciou a injustiça e pregou a construção de um mundo justo, livre e democrático; escreveu diversos livros onde registra sua fé lúcida, suas idéias proféticas e sua rica espiritualidade comprometida com a libertação dos Pobres.
Sua atuação foi decisiva na criação do CELAM e da CNBB. Seu testemunho corajoso, fecundo em obras e ensinamentos, é um estímulo para, hoje, assumirmos o trabalho de serviço aos Pobres.

Nenhum comentário: