Celebração do 350º aniversário da morte de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac em 2010.
Logotipo
Proposição de logotipo para a celebração do 350º aniversário da morte de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac em 2010.
O logotipo espera dar uma visão universal da Família Vicentina: a Associação Internacional das Caridades, a Congregação da Missão, as Filhas da Caridade, a Sociedade de São Vicente de Paulo, e de outros Ramos.Desta variedade de expressões do carisma na Família Vicentina vem a primeira dificuldade: como traduzir numa só imagem esta diversidade e, ao mesmo tempo, celebrar a vida dos dois fundadores?
Ao longo de suas vidas, Vicente e Luísa viveram sob a intuição do Espírito Santo e se deixaram conduzir por sua força… uma força que se traduziu pelo zêlo e pela caridade e que se manifestou num elã missionário. A Congregação da Missão, as Filhas da Caridade e as Senhoras da Caridade são a expressão desta força do Espírito, experimentada por eles ainda em vida.Após a morte de ambos em 1660, o Espírito do Senhor suscitou uma força criativa, que deu origem a vários movimentos e comunidades religiosas que viram no carisma vicentino, uma espiritualidade sólida e sempre jovem, mas, sobretudo uma resposta viva para a Igreja e a sociedade.O logotipo não pretende dizer tudo, mas é uma proposição. O símbolo é formado por chamas de cores diferentes, colocadas em quatro grupos: os quatro horizontes, o mundo em sua diversidade. Estas quatro chamas são organizadas de modo a deixar perceber a abstração de uma pomba, símbolo bíblico do Espírito Santo, da mesma maneira que as chamas.
As chamas são também símbolo da caridade porque estão presentes no brasão da Companhia das Filhas da Caridade.
O símbolo é completado pelo texto: primeiro o slogan: “Caridade – missão”. Este slogan é proposto para a reflexão durante este ano vicentino.
Em seguida, vêm os nomes dos fundadores, os anos 1610 - 2010, e finalmente o objetivo do logotipo.
A apólice é dinâmica, alegre, jovem: mostra bem o espírito da Família Vicentina no hoje de nossa Igreja.
1660 - 2010
Material de reflexão será produzido e distribuido...
Um comentário:
Bom Dia Pe Mizaél...
Sempre que entro em seu Blog o vejo mudado e melhor.
Creio que vc de fato é uma estrela de quinta grandeza no mundo vicentino...
Sua ação representa bem neste pensamento: O VERDADEIRO PODER ESTÁ NO AMOR QUE GERA O PERDÃO E A CARIDADE.
Thão
Postar um comentário