Quando a realidade parece ficção é hora de fazer documentário!

Livro: O Rosto Jovem da Sociedade de São Vicente de Paulo


O Rosto Jovem da Sociedade de São Vicente de Paulo

 Alguém já disse que “a juventude é uma doença que passa com o tempo”. Tanto é verdade que, para sermos fiéis àquilo em que sempre acreditamos, ou seja, que “a juventude não precisa de tutela”, à medida que toda aquela turma, entrava na fase madura, deixava de ser jovem, tentava “passar o bastão” para os que chegavam na faixa de idade jovem.
Esta será uma história que outros irão contar, dizendo as dificuldades enfrentadas e os avanços alcançados até os dias atuais. Senti-me homenageado quando li alguns textos que escrevi naquela época, e que o Mário Maríngulo, com grande gentileza, resolveu incluir neste resgate histórico.
 
Para se ler um resgate histórico, acredito ser necessário um exercício de percepção. Explico melhor: podemos tirar muitas lições da história, porém é preciso nos despir de preconceitos. Quando isto acontece? Sempre que não conseguimos nos inserir no tempo em que a história se passa. Se, ao lermos as narrativas, permanecermos com os olhos, cultura e disposições que a Sociedade de São Vicente de Paulo tem da juventude nos dias atuais, tenderemos a não acreditar ou de julgarmos banais as ações que se elaboravam no passado.

Autor: Mário Maríngulo
Coleção Vicentina N° 48
Edição ano de 2014
Formato: 12,5 x 18,5
N° de páginas: 335
Informações e Pedidos para:
Conselho Metropolitano de São Paulo
E-mail: ssvpcmsp@terra.com.br

Nenhum comentário: